Fundação

A PADROEIRA

Nossa senhora do Amparo

NOSSA SENHORA DO AMPARO é a Padroeira da Congregação. Sua devoção tem origem na antiguidade, na cidade de Lamego, Portugal, por causa de uma imagem da Virgem do Amparo, atribuída ao ex-fariseu Nicodemos, que aderiu à Igreja nascente após a ressurreição de Cristo.

A invocação a Nossa Senhora do Amparo tornou-se popular na velha Lusitânia, entre os marujos que, em suas longas e perigosas travessias, imploravam a proteção e o amparo de Maria, ao enfrentarem as tempestades e os riscos do oceano desconhecido.

Logo após o descobrimento do Brasil, o culto a Nossa Senhora do Amparo chega até nós. Em Olinda, Pernambuco, um dos primeiros templos lhe é consagrado. A Cidade de Fortaleza teve sua origem no forte de Nossa Senhora do Amparo.

O Padre Siqueira, neto de Francisco Antonio de Andrade, que pertencia à colônia portuguesa existente em Jacareí, Estado de São Paulo, ao fundar sua Instituição de Caridade, em Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, em 1871, deu o nome de Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo, assim como o nome da Congregação dedicada à educação de crianças pobres.

Na verdade, o amparo de Maria está presente em nossos momentos de dor, de aflição e de alegria. Ela está junto à cruz de cada um de seus filhos. Ela é o amparo das crianças e dos sofredores.

FUNDADOR

Padre Siqueira

Nasceu em 16 de julho de 1837
Faleceu em 10 de abril de 1881

Fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, nasceu em 16 de julho de 1837, na cidade de Jacareí, Estado de São Paulo e se ordenou no dia 8 de dezembro de 1864. Faleceu em 10 de abril de 1881, em São José dos Campos, Estado de São Paulo.

Fundou a Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo em Petrópolis Rio de Janeiro, em 1871, para educar crianças e jovens. Escolheu Nossa Senhora do Amparo para ser a Mãe e Mestra de sua Obra que ele considerava divina.

FUNDADORA

Irmã Francisca

Nasceu em 21 de outubro de 1856
Faleceu em 07 de janeiro de 1931

Sobrinha do Pe. Siqueira, com apenas 20 anos, deu continuidade ao projeto de educação deixado por seu tio com a inauguração da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo em Petrópolis em 1871.

Irmã Francisca, mais conhecida como Mamãezinha se tornou a primeira Religiosa da Congregação no dia 25 de março de 1907. Faleceu em 07 de janeiro de 1931 em Petrópolis.